Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

HISTÓRICO DO CA-Leste

Publicado: Quarta, 18 de Mai de 2016, 16h28 | Última atualização em Quinta, 14 de Mai de 2020, 14h39 | Acessos: 5016

      O Centro de Avaliação de Adestramento do Exército foi criado em Portaria Ministerial nº 525, de 21 de agosto de 1996, na cidade do Rio de Janeiro- RJ, vinculado ao Comando de Operações Terrestres para efeito de orientações e supervisão de avaliação de adestramento e subordinado diretamento ao Comando Militar do Leste.

       Quando ativado, funcionou inicialmente como Núcleo do Centro de Avaliação de Adestramento do Exército (NuCAAEx) ocupando provisoriamente as antigas instalações da 9ª Companhia de Comunicações-Escola.

Gen Álvaro Braga

       O Centro recebeu orgulhosamente a denominação histórica de “Centro de Avaliação de Adestramento General Álvaro Braga” em 23 de junho de 1997. Numa homenagem ao General Álvaro Alves da Silva Braga, militar dedicado e empenhado nas atividades de instrução da tropa, vindo ainda como capitão a escrever o livro “Problemas de Instrução” que, pela primeira vez, organizava um programa pormenorizado de instrução para unidades de infantaria sendo, na opinião de companheiros à época, um verdadeiro “guia para capitães”. Destacou-se, ainda: durante a revolução de 1930, quando atuou em duas oportunidades, nos combates de Turuvas e de Capela da Ribeira como Chefe de Destacamento; na Revolução Comunista de 1935, comandando uma Companhia de Metralhadoras; na 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária da FEB na Itália, durante a 2ª Guerra Mundial, no comando da Força Interamericana de Paz em São Domingos, entre outras demonstrações de bravura.

       O primeiro Comandante do CAAdEX foi o então Cel Cav Rui Monarca da Silveira, que assumiu o comando em 06 de agosto de 1997. A OM, constituída em caráter experimental possuía a seguinte estrutura em seu Quadro de Efetivo:

  • Comando;
  • Divisão de Administração;
  • Divisão de Planejamento, Coordenação e Doutrina;
  • Divisão de Controle e Avaliação;
  • Força Oponente (FOROP).

          No ano seguinte, o CAAdEx ocupou as instalações da antiga Prefeitura Militar de Deodoro, onde permaneceria até o final de 2006, quando passou a ocupar suas atuais instalações no antigo Esqd C MEC Paiva Chaves.

       Em 13 de outubro de 2017, o CAAdEx, por determinação do Comandante do Exército, passa a denominar-se Centro de Adestramento - Leste (CA - Leste). Essa mudança marcou a inserção de novas capacidades à Unidade, tornando-a plena na condução das três modalidades de Simulação de Combate: Simulação Viva, Virtual e Construtiva.                  

      Ao longo de sua história, esta Unidade contribuiu para a elevação dos níveis de excelência da Força Terrestre, seja empregada em missões dentro do território nacional, seja em missões internacionais, no contexto de operações de missões de paz.

          A fim de manter sua capacidade como Centro de Excelência em Simulação de Combate, o CA-Leste vem acompanhando a evolução tecnológica por meio do uso intensivo de modernos equipamentos de simulação de combate.

    Simulação de CombateÉ a reprodução conforme regras predeterminadas de aspectos específicos de uma atividade militar ou de operação de material de emprego militar, utilizando um conjunto de equipamentos, softwares e infraestruturas inerentes à atividade. A Simulação de Combate pode ser conduzida em três modalidades: Simulação Viva, Simulação Virtual e Simulação Construtiva.

      Simulação VivaModalidade na qual são envolvidos agentes reais, operando sistemas reais (armamentos, equipamentos, viaturas e aeronaves de dotação) no mundo real, com o apoio de sensores e dispositivos apontadores laser que simulam os efeitos dos engajamentos em que eles se envolverem.

      Simulação VirtualTrata-se da modalidade na qual são envolvidos agentes reais, operando sistemas simulados em cenários gerados em computadores. Essa modalidade usa dispositivos que substituem sistemas de armas, veículos, aeronaves e outros equipamentos, cuja operação exija elevado grau de adestramento ou que envolva riscos e/ou custos elevados para operar.

    Simulação ConstrutivaTambém conhecida como “Jogos de Guerra”, envolve tropas e elementos simulados operando sistemas simulados controlados por agentes reais, normalmente numa situação de comandos constituídos. A ênfase dessa modalidade é a interação entre pessoas divididas em forças oponentes que se enfrentam sob o controle de uma direção de exercício buscando adestrar a capacidade de comando e controle em operações.

registrado em:
Fim do conteúdo da página