Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Notícias > CA-Leste colabora com a elaboração dos procedimentos operacionais com a Viatura Iveco Lince (VBMT-LR Lince)
Início do conteúdo da página

CA-Leste colabora com a elaboração dos procedimentos operacionais com a Viatura Iveco Lince (VBMT-LR Lince)

Publicado: Segunda, 28 de Janeiro de 2019, 11h11 | Última atualização em Quinta, 28 de Março de 2019, 11h59 | Acessos: 1630

Rio de Janeiro (RJ) - A viatura Lince surgiu com seu primeiro modelo no ano 2000. Produzida para ser uma cápsula blindada, cujo objetivo principal era prover a integridade da guarnição durante as operações no Oriente Médio, onde os insurgentes utilizavam explosivos improvisados (IED) e armamentos de grosso calibre contra a tropa embarcada. Ao longo dos anos, essas Vtr passaram por melhorias para se adaptarem às ameaças características do Combate Irregular.

Recentemente, o Brasil fez a aquisição de 16 viaturas Lince, para serem empregadas em proveito das ações do Comando Conjunto da Intervenção Federal, no Estado do Rio de Janeiro.

Devido à aquisição desse novo MEM (Material de Emprego Militar), que possui diversas peculiaridades para o seu emprego, foi necessária a elaboração de procedimentos operacionais para o seu emprego nas Op GLO na cidade Rio de Janeiro.

O 15º RC Mec, como OM gestora desse novo MEM, participou de um esforço conjunto com o CA-Leste na elaboração de procedimentos operacionais, visando a capacitação técnica das guarnições para o uso da Vtr e contribuindo também com as suas experiencias de emprego de tropas mecanizadas em Operações em Ambientes Urbanos. Dessa maneira, foi possível consolidar tais conhecimentos com a expertise do Centro na preparação de tropas para operações dessa natureza.

Foram concebidas três situações que envolviam a necessidade de maior grau de proteção a tropa, proporcionado pelas Vtr Lince:

- Ações de Patrulhamento Motorizado em áreas Críticas;

- Ações de cerco e isolamento de áreas, e

- Ações de Investimento

Nos dias 03 e 04 de dezembro de 2018, foi realizado o primeiro adestramento de emprego de frações utilizando as Vtr Lince. Na oportunidade, elementos do 15º RC Mec e do 1ºEsqd C Pqdt, participaram de instruções relativas à capacitação técnica para o uso da Vtr e de oficinas com o uso de Dispositivos de Simulação de Engajamento Tático (DSET), com a participação dos OCA e da Força Oponente (FOROP) do CA Leste.

 

      

      

      

     

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página