Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Notícias > CA-Leste realiza a primeira Certificação do Sistema de Prontidão da Força Terrestre (SISPRON)
Início do conteúdo da página

CA-Leste realiza a primeira Certificação do Sistema de Prontidão da Força Terrestre (SISPRON)

Publicado: Quarta, 15 de Julho de 2020, 16h11 | Última atualização em Quarta, 15 de Julho de 2020, 16h47 | Acessos: 607

1

     Rio de Janeiro RJ) - No período de 24 de junho a 10 de julho de 2020, o Centro de Adestramento-Leste (CA-Leste) realizou a primeira Certificação do Sistema de Prontidão da Força Terrestre (SISPRON), sob a coordenação do Comando de Operação Terrestre (COTer) e do Comando Militar do Leste, certificando como Força de Prontidão (FORPRON) a Brigada de Infantaria Pará-quedista.

    A primeira fase da certificação ocorreu no período de 24 a 26 de junho com a preparação dos Operadores da Simulação Construtiva nas instalações do SIMACEM (Simulador de Comando e Estado-maior e dos Controladores da Simulação Virtual nas instalações dos SIMVAT (Simulador Virtual de Adestramento Tático) ambas dependência do CA-Leste.

      2 3

    Na semana de 29 de junho a 03 de julho iniciou-se a segunda fase da certificação com a execução do Exercício de Simulação Construtiva (Jogo de Guerra) da Bda Inf Pqdt. O exercício foi batizado de Operação Itatiaia e contou com representantes da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército, da 9ª Brigada de Infantaria Motorizada (Escola), Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea e da Brigada de Infantaria Pará-quedista.


    O Exercício de Simulação Construtiva possibilitou adestrar os estados-maiores enquadrados no contexto de um exercício tático de posto de comando. A atividade faz parte do Sistema de Prontidão da Força Terrestre (SISPRON), no qual são empregados meios computacionais para a apresentação gráfica do cenário e para representação de operações continuadas de combate, apoio ao combate e logística.


    O “Jogo de Guerra”, ressalta a fundamental importância da sincronização das funções de combate, acompanhamento das operações em andamento e ação de comando de diversos escalões. Tais resultado são possibilitados por meio de problemas militares simulados (PMS), sendo observada a conduta utilizada para sanar os diversos tipos de incidentes.

     4 5

    Ao término da atividade evidenciou a importância deste tipo de exercício, alinhado com os Objetivos Estratégicos do Exército, com a utilização do Software COMBATER, proporcionando a aplicação da doutrina militar em ambiente simulado, aliado a otimização de recursos e possibilitando a exploração das capacidades de planejamento do Comando executante.

     6 7

    Em paralelo ao Exercício de Simulação Construtiva, a Bda Inf Pqdt realizou nas dependências do SIMVAT (Simulador Virtual de Adestramento Tático)/CA-Leste, o Exercício de Simulação Virtual, onde os comandantes de fração realizaram o combate virtual no terreno, por meio do software Virtual Battlespace 3 (VBS 3). Executaram, também, os ensaios das ações no terreno virtual e as medidas de coordenação e controle, sincronizando as condutas de combate, as quais contribuíram para o desempenho no Exercício de Campanha.

    8  9

    Durante a execução dos Exercícios de Simulação Construtiva e Virtual, no dia 02 de julho, o Centro recebeu a visita do Gen Ex Júlio Cesar de Arrruda, Comandante Militar do Leste. Na oportunidade o Comandante do CA-Leste, o TC Paulo Cesar Neri dos Santos, ministrou uma palestra institucional, com a finalidade de apresentar da OM e mostrar suas capacidades de Simulação de Combate. Em seguida apresentou as dependências do SIMACEM e do SIMVAT, onde realizaram os exercícios de Simulação Construtiva e Virtual da Certificação da Bda Inf Pqdt.

     10 11

    A terceira e última fase da certificação, ocorreu no Campo de Instrução de Gericinó (CIG) com a execução do Exercício de Campanha com os dispositivos de simulação de engajamento tático (DSET), onde o CA-Leste, com a finalidade de trazer mais realismo aos diversos Problemas Militares Simulados (PMS) e outros eventos, empregou os Dispositivos de Simulação de Engajamento Tático (DSET), 24 militares da equipe de Observadores e Controladores do Adestramento (OCA) e 31 militares da Força Oponente (ForOp). As ações executadas nos dias 05 e 06 de julho foram:

- Emissão de ordens;
- Apronto operacional;
- Marcha para o combate;
- Ataque a uma área sumariamente organizada;
- Manutenção da cabeça de ponte aérea (Defensiva); e
- Inquietações diversas pela ForOp.

    12 13

    Ao final, foi entregue a Direção do Exercício (DirEx) o relatório, confeccionado pela equipe de Análise Pós Ação (APA), contento os pontos positivos e as oportunidades de melhorias observadas por um estudo mais aprofundado e técnico da tropa adestrada.

14


    As ações prosseguiram até o dia 10 de julho, onde realizou-se a APA final de todas as ações, validando a certificação da primeira Grande Unidade de Emprego Estratégico do Exército brasileiro, disponibilizando a Bda Inf Pqdt como tropa em estado de prontidão operacional.

                                                                              

 

    

   

             

registrado em:
Fim do conteúdo da página