Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Notícias > CA-Leste o Estágio Setorial de Observador e Controlador do Adestramento (OCA) para os Módulos Especializados.
Início do conteúdo da página

CA-Leste o Estágio Setorial de Observador e Controlador do Adestramento (OCA) para os Módulos Especializados.

Publicado: Terça, 27 de Julho de 2021, 16h15 | Última atualização em Terça, 27 de Julho de 2021, 16h40 | Acessos: 173

  8

Rio de Janeiro (RJ) – No período de 19 a 23 de julho de 2021, o Centro de Adestramento - Leste (CA-Leste) conduziu o Estágio Setorial de Observador e Controlador do Adestramento (OCA) para os Módulos Especializados do Exército Brasileiro.

 

   O Estágio Setorial de OCA teve por finalidade formar os recursos humanos multiplicadores da metodologia de Observação e Controle do Adestramento no âmbito dos Exercícios Militares da Força Terrestre, capacitando os estagiários concludentes a atuarem diretamente na condução e no controle dos Exercícios de Adestramento. Além disso, atualizar, homogeneizar e padronizar os conhecimentos relativos à função de OCA, bem como de capacitar militares que irão montar as diversas atividades da fase de Certificação das Forças de Prontidão e que serão OCA das Simulações Viva, Virtual e Construtiva.

1 2

 

   No decorrer da semana, foram ministradas instruções sobre o Sistema de Prontidão Operacional (SISPRON) atualmente vigente, Ciclo das Forças de Prontidão (FORPRON), Sistema de Simulação do Exército, Metodologia do Adestramento, confecção de baremas, atuação do OCA, Análise Pós-Ação, Relatoria, Meios de Simulação de Engajamento Tático (MSET), Capacidades do sitema Virtual Battle Space (VBS3), utilizado na Simulação Virtual  e do sistema COMBATER, utilizado na Simulação Construtiva, também conhecida como “Jogo de Guerra”.

3 4

 

   O estágio foi inédito no âmbito do Exército Brasileiro, tendo como ponto forte a integração dos Módulos Especializados nos adestramentos do nível Brigada, por meio da Simulação Viva e Virtual, aos níveis Divisão de Exército e Força Tarefa Componente, com o emprego da Simulação Construtiva. 

5 6

 

Participaram do estágio 28 militares integrantes dos 14 módulos especializados:

a) AD/3;

b) C Av Ex

c) 6º GMF

d) C Com G Ex

e) C Op Esp e 3ª Cia F Esp;

f) 1º Btl Op Psico;

g) 1º Btl DQBRN;

h) 6º BIM

i) 2º BE Cmb;

j) 2º BPE;

k) 1ª Bda AAAe

l) Ba Ap Log Ex

7 9

Além desses, o estágio teve a participação dos Centros de Instrução e Escolas de Formação, que darão o suporte necessário para a certificação das tropas de vinculação, a saber:

a) CI Op Esp

b) CI Av Ex

c) CI Eng

d) EsIE

e) EsIMEx

f) EsACosAAe

g) CI Art Msl Fgt

h) CIGE

 

   Destaca-se ainda, a participação de militares da Divisão de Adestramento e Prontidão, do Comando de Operações Terrestres, do Centro de Adestramento Sul e do Senhor Leandro Pujol, representante da MASA GROUP, que apresentou as capacidades do COMBATER, na Simulação Construtiva.

 




Texto: 1º Ten Kevin dos Santos Ferreira – Ch Sec Com Soc CA-Leste

Fotos: Sd Rafael Rodrigues de Souza - Fotógrafo Sec Com Soc CA-Leste

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página