Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Notícias > Disciplina Eletiva de Simulação de Combate 2021 - Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO)
Início do conteúdo da página

Disciplina Eletiva de Simulação de Combate 2021 - Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO)

Publicado: Sexta, 17 de Setembro de 2021, 11h46 | Última atualização em Sexta, 17 de Setembro de 2021, 12h32 | Acessos: 160

1

Rio de Janeiro (RJ) – O Centro de Adestramento - Leste (CA-Leste) realizou, no período de 13 a 17 de setembro de 2021, o Pedido de Cooperação de Instrução para 34 (trinta e quatro) Capitães alunos da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) participantes da Disciplina Eletiva de Simulação de Combate.

 

     A atividade teve por finalidade apresentar aos Oficiais Alunos as características e possibilidades das modalidades de Simulação de Combate Construtiva, Virtual e Viva desempenhadas pelo CA-Leste. Buscou-se também com essa disciplina eletiva capacitar os capitães como multiplicadores do conhecimento sobre a metodologia de Observação e Controle do Adestramento, no âmbito dos exercícios militares da Força Terrestre. Além de capacitar militares que irão montar as diversas atividades da fase de Certificação das Forças de Prontidão e que serão OCA da Simulação Construtiva, Virtual e do Exercício de Campanha.
   

     No decorrer da semana, foram ministradas as seguintes instruções:
- Sistema de Simulação do Exército Brasileiro (SSEB);
- Sistema de Prontidão Operacional do Exército (SISPRON);
- Metodologia aplicada ao adestramento e ambientação aos softwares COMBATER e VBS 3, utilizados nas Simulações Construtiva e Virtual, respectivamente;
- Regras de engajamento, atuação do OCA, Dispositivos de Simulação de Engajamento Tático (DSET) e Meios Auxiliares de Simulação (MAS); e
- Técnicas para confecção e condução da Análise Pós Ação (APA).

     

    O ponto alto do estágio foi a participação dos Oficiais Alunos exercendo a função de Observadores e Controladores do Adestramento (OCA) durante um Investimento em áreas edificadas, executado por 40 (quarenta) alunos do curso de Infantaria do CPOR/RJ, no Campo de Instrução do Gericinó (CIG).

 

      A atividade final do Estágio de Observadores e Controladores do Adestramento (OCA) resultou na confecção do relatório final do exercício e a apresentação da Análise Pós Ação (APA).

 

    Concluindo a atividade, os militares foram diplomados e brevetados em solenidade com a presença dos militares do Centro de Adestramento – Leste.

3 4

5 6

7 8

9 10

11

Fotos: Sd Iago

registrado em:
Fim do conteúdo da página